top of page
Buscar
Marília

Você está cuidando da sua mastigação?

Toda vez que converso com um de vocês no consultório, escuto: "É, Marília, de fato como muito rápido, mas sei que é importante mastigar melhor", ou ainda, "nossa, eu engulo a comida!"


O fato de eu insistir tanto para que se coma com atenção - mastigando bem os alimentos - tem diversas razões, e é sobre elas que quero falar um pouquinho agora.


O primeiro aspecto está relacionado ao estímulo! A mastigação é o estímulo que precisamos para que haja a produção de enzimas digestivas em nosso trato gastrointestinal. A digestão é iniciada na boca pela saliva, e continuada no estômago. Além disso, é pela mastigação que temos a primeira quebra dos alimentos. Você já parou para pensar em como as nossas enzimas atuam sem essa primeira etapa?? Com certeza a digestão ficará comprometida!


É interessante como a gente sempre arruma um tempinho para dar atenção a alguém ou para fazer algo que é preciso, por exemplo. Mas por que não damos a mesma atenção à nossa mastigação?? Ela é nossa prioridade?? O que priorizamos em nossa vida??


O segundo ponto importante, a meu ver, relaciona-se à nossa adequação de peso. É isso mesmo!!


Há um crescente número de estudos que sugerem uma forte relação entre a mastigação, a fome e a ingestão de alimentos. E uma das consequências dessa relação pode ser a adequação de peso corporal.


Ao que parece, o fato de mastigarmos mais vezes, por si só, nos leva a maior sensação de plenitude, reduzindo nossa fome. A mastigação gera sinalização física e química que interfere na digestão e absorção, auxiliando na regulação do apetite.

Além disso, uma mastigação mais prolongada, ou seja, aumentar o tempo de exposição oral ao alimento, contribui positivamente para a redução da ingestão alimentar no momento posterior.


Ao mastigar mais, o alimento permanece mais tempo na boca e isso contribuirá de forma positiva para que você tenha menos fome na próxima refeição.


Aliás, a mastigação também está relacionada com a liberação ou supressão de hormônios intestinais relativos à fome e à saciedade.


Então, depois de entendermos melhor os benefícios de uma boa mastigação, vamos colocá-la em prática? Segue minha sugestão:

1) Sente-se à mesa e faça um rápido exercício de respiração profunda.

2) Deixe as conversas e pensamentos de lado e concentre-se no alimento.

3) Preste atenção na sua mastigação.

4) Cerca de 10 minutos após finalizar sua refeição, observe sua sensação de fome.


DICA: observe sua sensação de saciedade com uma mesma refeição, incluindo ou não mais fibras (frutas, verduras, legumes e/ou sementes). Vem comigo?


Beijo da nutri

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page