top of page
Buscar
Marília

Toxinas

Venho observando uma preocupação crescente das pessoas com a quantidade de toxinas que estão presentes em nosso dia a dia.


De fato, diariamente estamos expostos a uma séria de compostos tóxicos, presentes no ar que respiramos, nos alimentos que consumimos, na água que bebemos, além de medicamentos, entre outros.


E por que cada vez mais se fala nisso? Alguns estudos veêm associando as exposições tóxicas a problemas de saúde, como a obesidade, a infertilidade, o diabetes, alguns tipos de câncer e a problemas na tireoide.


A BOA NOTÍCIA É QUE NOSSO CORPO TEM A CAPACIDADE DE DESTOXIFICAR, OU SEJA, DE ELIMINAR AS TOXINAS.


Certo. E como posso ajudar meu corpo?


Antes de mais nada, saiba que a destoxificação (que muitos chamam de detox) é um processo natural e acontece o tempo todo!! Sendo assim, o seu corpo vai sempre priorizar o processo de eliminação de toxinas.


Aí você deve estar se questionando: "Ok, se é assim, por que devo me preocupar com as toxinas? Como elas podem causar problemas de saúde?"


A preocupação crescente, inclusive de pesquisadores, se pauta, dentre outros aspectos, no fato de que:

1 - Estamos inseridos em um ambiente com muitas fontes de toxinas;

2 - As influências desses compostos na saúde podem passar de geração para geração;

3 - Com a queda na qualidade da alimentação, cada vez menos ofertamos ao corpo nutrientes importantes para favorecer o processo de destoxificação.


Então o que podemos fazer? Resumidamente, eu sempre penso que é interessante (1)

reduzir nossa exposição às toxinas (dentro daquilo que nos é possível, não é mesmo?) e (2) aumentar o suporte aos nossos órgãos envolvidos no processo de destoxificação.


A redução da exposição tóxica, a meu ver, também deve incluir a diminuição do uso de plásticos em nosso dia a dia e o consumo de produtos industrializados, que contêm aditivos tóxicos em sua composição (aromatizantes, corantes, espessantes, estabilizantes, entre outros).


E para auxiliar nosso corpo no processo de destoxificação, além da ingestão adequada de água, alguns alimentos podem ser incluídos, como aveia, vegetais crucíferos (agrião, brócolis, couves, rúcula, repolho, couve-flor, rabanete e mostarda), própolis, limão, chá verde/branco, alho, alecrim, gengibre, pimenta, cúrcuma, frutas vermelhas e roxas, entre outros.


E aí, vamos incrementar nossa alimentação?


Beijo da nutri

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page