top of page
Buscar
Marília

Sobre hábitos alimentares...

Para muitos, a necessidade de mudança vem a partir de alguma preocupação com o corpo e a saúde - que pode começar por uma doença problema de saúde (diabetes, pressão e colesterol altos, problemas na tireoide ou em doenças autoimunes,como psoríase, lúpus, etc.) ou a partir de algum sinal/sintoma (como dores, intestino preso ou solto, etc.). Para outros, vem da preocupação com o futuro, de como estarão daqui 10, 20 ou 30 anos.


Seja qual for seu caso, a alimentação, sem dúvidas, é um dos aspectos mais importantes a ser considerado. As escolhas alimentares diárias interferem no nosso bem estar atual e futuro.


O primeiro passo envolve a construção de um dia a dia que contemple alimentos que tragam a sensação de vitalidade e de bem estar. Tudo isso aliado às suas preferências alimentares, claro.


Depois, o foco deverá ser na repetição desse padrão. As experiências com novos sabores também poderão fazer parte desse momento.


Mas lembre-se do que eu sempre digo: "A vida não é linear". E é aí que as coisas podem se complicar!


No processo de construção da mudança, temos a sensação de estarmos seguindo nosso plano somente quando fazemos tudo muito próximo aos 100%! Mas logo aparece um evento, uma comemoração, uma situação fora dos planos ou, ainda, dias de muito estresse e ansiedade, e as coisas podem sair do controle exatamente nesses momentos.

O mais comum é recorrermos aos hábitos alimentares antigos, e àqueles de mais fácil acesso e consumo. Geralmente, temos também a busca pelos alimentos que nos dão maior sensação de conforto. Vi muito essa queixa nesse final e começo de ano.


Mas a questão que quero trazer é: você realmente regrediu por completo? Ou será que as "derrapadas" estão presentes somente em alguns momentos do seu dia? O que mais observo é que as pessoas já construíram hábitos que estão arraigados, ou seja, repetem eles diariamente sem se darem conta! Pode ser uma ou mais refeições do dia, ou mesmo o "como comer" que mudou consideravelmente.


É justamente nisso que eu gostaria que você se apegasse. Quando nos damos conta de todos avanços que já tivemos, as coisas ficam mais leves e tranquilas, e o processo de retomada da alimentação fica mais fácil.


Se você ainda não retomou seu hábito, tente voltar aos poucos. Recomece pelo que acredita ser mais fácil.


Se você está seguindo seus novos hábitos, apenas "toque o barco".


Beijos da nutri

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page